Escuteiros, os berloques ou a bicheza dissimulada

Os homens que são (ou foram) escuteiros, são-no porque (escolher uma opção) :

a) gostam de ar livre, companheirismo, ajudar o próximo e desafios?
b) lá em casa, certo dia o pai disse "despe a roupa da tua mãe, cá em casa arrotamos à mesa, não há cá bicheza"?

Esta é uma das grandes questões do nosso tempo. 
Alguém tinha que trazer o assunto à baila. Nós, no Simão Escuta, não temos medo de temas polémicos. Temos sim receio. Daí, convém dizer que este tasco mal frequentado é como o Bairro Alto, em Lisboa: alberga uma comunidade de homens, mulheres, jovens, homossexuais, ladrões, homem-sexuais, traficantes, bichas, punks, carecas e avózinhas. Temos mesas, minis e tremoços para todos!

Agora que já perceberam que estamos apenas a realizar um estudo científico, queremos saber a opinião do atento leitor.

Para ajudar à discussão, deixo duas temáticas interessantes, uma anti e outra pró escuteiros:

1 - anti-escuteiros, suas bichas loucas:
  • porque razão andam eles vestidos com berloques nas meias? Se fazem isso com as meias, como será a roupa interior?!


2 - pró-escuteiros, seus homenzarrões: 
  • minuto 04:09 até 04:36, aqui:


Nota da Redacção: fui escuteiro. Quer dizer, não fui, mas podia ter sido. Só não fui mesmo por causa das meias, de resto revejo-me em tudo. Menos na parte de "cagar na mata".

41 comentários:

  1. Sempre a trazer temas polémicos aos leitores. Este é mítico :)

    Pró-natureza, ar livre e etc, mas continuo a achar esquisito ver homens e mulheres vestidos de crianças, acho sempre suspeito.
    É isso e não perceber muito bem a diferença entre os dois tipos de escuteiros: os que andam metidos nas igrejas e os que se demarcam desses assuntos.

    ResponderEliminar
  2. (pausa) "Você está maquilhado?"


    este vídeo é épico

    ResponderEliminar
  3. Pior que escuteiro pequeno, só mesmo escuteiro adulto. Mas se não tiver expectativas de ter sexo razoavel, vá, o berloque é perfeitamente legítimo....

    ResponderEliminar
  4. Queres mais polémica?
    Ando no Iade, o traje académico é um kilt, os homens andam de berloques nas meias e não usam roupa interior.
    Ah pois POC

    ResponderEliminar
  5. @Iara: imagens do inferno - escuteiros 'fardados' no acto :s :s :S

    ResponderEliminar
  6. Epá, eu não acho muita piada a essa cena dos escuteiros, então:
    - Um bando de putos pubescentes e espinhentos;
    - Um bando de adultos que não tiveram a realização da sua vida;
    - tudo juntinho no mato a dormir ao molho em tendas...
    Suspeito, muito suspeito (já para não falar da mais que comum ligação à igreja, mas prontes...)

    ResponderEliminar
  7. Sinceramente há coisas que me incomodam muito mais que os berloques nas meias dos escuteiros, certas modas que os "homens" usam que a mim me causam muito mais impressão...

    ResponderEliminar
  8. de facto...os berloques,não são....sei lá...fashion pronto!

    ResponderEliminar
  9. coisas estranhas que os homens vestem?.... adoro kilts (mas apenas nos homens dos anuncios do Whisky William Lawson ;)

    escuteiros? Jamais. Não sei porquê.

    ResponderEliminar
  10. Caros amigos benfiquistas, hoje fui alvo de uma tentativa de assalto. É verdade. Passo a explicar: Hoje, 16 de maio de 2012, a equipa de hóquei do S.L.Benfica defronta a equipa da vila onde vivo, Paço d´Arcos. Como tal, de modo a inteirar-me sobre o preço dos bilhetes liguei para o Clube Desportivo de Paço d`Arcos. Atendeu-me uma bela e jovial voz feminina. Quando eu pergunto o preço dos bilhetes a melodiosa voz, seduzindo-me, diz-me que para sócios do P.A são 4 Euros. Para não-sócios são...18 Euros. Chocando, julgo ter percebido mal. Pergunto de novo. Ela confirma.
    "Então e para sócios do Benfica?".
    "18 Euros".
    Eu, que queria levar um parente benfiquista comigo, fico então a saber que para assistir um jogo de hóquei do clube do meu coração tenho que pagar 36 Euros. Ou seja, mais do que para ver os quartos de final da Champions, Benfica-Chelsea, onde paguei 35 Euros por dois bilhetes. Obviamente, não sustento chulos e não vou.

    Depois digam que o Hóquei está a morrer...

    Divulguem.

    ResponderEliminar
  11. Ouve lá, então mas as bichas loucas não deveriam ser os pró? Pela tua ordem de ideias...

    Eu por mim todos têm direito à vida, que eu cá não fui escuteira, mas sempre invejei o pessoal que andava com os paus na mão (alguns andam assim, não andam?)

    E agora vou tomar os comprimidos que o assunto perturbou-me mais do que o calor que se fez sentir hoje.

    ResponderEliminar
  12. Ah coiso, o teu blog é só blasfémias e coiso no acto e adolescentes...
    Caro POC, olha lá para o teu umbigo e depois mandas galhardetes sobre o meu!

    Quanto ao tema (porque eu falo sobre o tema quando cá venho), epa nunca achei piada a escuteiros, e até acho engraçado os homens fardados, mas de militares, não de bonecos ou que é aquilo! Mas nada contra...

    ResponderEliminar
  13. Haahahahhahahhahha um shou este vídeo.

    ResponderEliminar
  14. ok, aqui vai a defensora do escutismo.

    Eu fui escuteira e gostei muito.
    Se não tivesse sido escuteira não tinha acampado em criança em dezenas de locais diferentes do pais. Nao tinha feito raids(caminhadas) de 40 km aos 15 anos,nao tinha feito escalada e rapel em sitios pouco conhecidos , não tinha construido tendas suspensas ou até uma ponte uma vez (sempre sem usar pregos ou cola), não tinha feito a minha primeira ditecta com 12 anos para ficar a conversasr com amigos á volta da fogueira, nem ter que descobrir casas abandonadas para pernoitar.

    Para quem teve pais conservadores como eu , a oportunidade de em jovem de ir viajar sem os pais e muitas vezes sem os chefes escutistas, foi uma sorte.E sempre com carta branca para esperimentar novas coisas, ao contrario dos meus amigos na altura que não eram escuteiros.

    O que não quer dizer que em crianças os não escuteiros nao pudessem fazer uma serie de actividades mais radicais muitas vezes sem adultos por perto(eu é que não podia)

    Nao julguem as pessoas pela farda ,senhores. É só roupa ,mais nada.

    2w

    ResponderEliminar
  15. Berloques nas meias?! Muito pior que isso são t-shirts sem mangas...

    ResponderEliminar
  16. Eu quero que o meu filho seja escuteiro.
    Porquê?!
    Bem, alguém tem de saber armar a tenda lá em casa, mais que no sentido figurado (realmente aí, no problems). Depois, sempre são uns fins-de-semana com a casa só para nós (ohhh yeeessss).
    Mais ainda: saber dar nós pode dar jeito num aperto.

    Pronto e era isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro informa te sobre o que é o escutismo e depois pensa nisso!

      Eliminar
  17. Bem...
    Todos os escuteiros que conheci, eram completamente apanhados dos neurónios. Não conheci muitos, mas a amostra representativa era medonha. Um pouco indescritível até... Especialmente quando começavam com "a mania" de... well, nevermind.

    Até hoje, só tenho uma única amizade ex-pertencente a escuteiros. Era pequenina quando entrou e não fez lá um ano. Ter saído de lá foi o que a salvou, caso contrário hoje era mais uma com uns parafusos a menos!

    Agora matem-me à vontade :')

    ResponderEliminar
  18. Nao tem nada a ver com o meu nome

    Eu mato eu mato eu matooooo

    Mas como fiz (quando era escuteira) uma promessa de fazer uma boa acçao por dia, hoje vou abdicar de ajudar uma velhinha a passar na passadeira, para não ter pensamentos violentos em relação a ti.

    Mas que fique na tua conciencia a possivel desgraça da velha.

    2w

    ResponderEliminar
  19. O facto de haver tanta gente incomodada com os escuteiros só mostra que algum valor eles devem ter!... Digo eu.

    ResponderEliminar
  20. Acho muito pior os berloques e berloquinhos vermelhos vermelhinhos nos toureiros e forcados, que toda a gente diz que são gajos com eles no sítio e mata na peitaça.
    Isto já para nem falar no look do Arrumadinho que consagradamente ninguém duvida da sua masculinidade...dizem.

    ResponderEliminar
  21. Nunca pertenci aos escuteiros mas tenho pena! Realmente, acabam por ser a porta para que algumas crianças e jovens convivam com outras crianças e jovens, saiam de casa e, vez de ficarem fins de semana atrás de fins de semana enfiados em casa!

    E, pelo menos na minha terra, nos escuteiros andavam os "meninos-bem", ainda que isso incluísse muitos miúdos ocos sem a noção do que, na prática, são os valores que os escuteiros tentam transmitir.

    Há de tudo :)

    E sim, a mim também me incomodam mais calcinhas floridas para homem e coisitas que tais :P

    ResponderEliminar
  22. Berloques não....=) Jarreteiras, que estão na nossa farda por uma razão. Desafio-te a procurar o significado...isto se tiveres minis e tremoços suficientes para a seca...o escutismo entranha-se e julgo que só consegue perceber quem esteve ou está no movimento.

    =)

    ResponderEliminar
  23. ...já não chegava seres anti-escuteiros, ainda por cima és do benfas...caso perdido...foda-se, que azar do caralho!!!

    ResponderEliminar
  24. "ok, aqui vai a defensora do escutismo.

    Eu fui escuteira e gostei muito.
    Se não tivesse sido escuteira não tinha acampado em criança em dezenas de locais diferentes do pais. Nao tinha feito raids(caminhadas) de 40 km aos 15 anos,nao tinha feito escalada e rapel em sitios pouco conhecidos , não tinha construido tendas suspensas ou até uma ponte uma vez (sempre sem usar pregos ou cola), não tinha feito a minha primeira ditecta com 12 anos para ficar a conversasr com amigos á volta da fogueira, nem ter que descobrir casas abandonadas para pernoitar.

    Para quem teve pais conservadores como eu , a oportunidade de em jovem de ir viajar sem os pais e muitas vezes sem os chefes escutistas, foi uma sorte.E sempre com carta branca para esperimentar novas coisas, ao contrario dos meus amigos na altura que não eram escuteiros.

    "O que não quer dizer que em crianças os não escuteiros nao pudessem fazer uma serie de actividades mais radicais muitas vezes sem adultos por perto(eu é que não podia)

    Nao julguem as pessoas pela farda ,senhores. É só roupa ,mais nada."


    Isto sim é o escutismo,acho uma falta de sensibilidade por parte da população e deste blog.
    Quem é que voçês pensam que são para estarem a dizerem,neste caso de comentarem, que os escuteiros são isto ou aquilo?
    Devem pensar que voçês são mais do que os escuteiros ou mais do que alguém.

    Abram a pestana e calem-se com os comentários ignorantes.

    ResponderEliminar
  25. @Anónimo, take it easy, nós gostamos de escuteiros. Mas sem berloques :)

    ResponderEliminar
  26. Achas que todos os escuteiros são uns atrasados? Quem assim fala nunca foi escuteiro, mas escuteiro de verdade!

    Só por curiosidade visita esta lista com alguns nomes de grandes personalidades que foram escuteiros!

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_escoteiros

    É só atrasados não é?

    ResponderEliminar
  27. @Rui Pereira, oi? Quem é que acha que escuteiros são atrasados?! Que tem isso a ver com o tema?

    ResponderEliminar
  28. Meu grande anormal, para não te chamar outra coisa. Tens a mania que és fino e que podes brincar com tudo e com todos. escondes.te sobre um nome ficticio porque és um cobarde que não os tens no sitio para colocares o teu nome.
    criticas os escuteiros? talvez um dia ainda venha a precisar deles, quando passares por necessidades e eles forem ter contigo para te auxiliarem se exigir nada em troca. és mesmo anormal e retatdado. se houvesse mais voluntarios como os escuteiros neste pais, isto não estava como está. sei também que não vais ter a coragem de colocares este comentário visivel no teu pseudo-blogue, mas pelo menos ficas a saber o que eu penso de ti, meu atrasado mental.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Le esta crónica e ve se aprendes qq coisa hoje: http://p3.publico.pt/node/12781
      Porque o escutismo é isto:
      "Celebrei amizades de fazer inveja a muita malta, provoquei eventos que só morrerão com o meu próprio cérebro, fiz nascer ensinamentos que, se tudo correr bem, serei capaz de transmitir a outros."

      Eliminar
  29. @Anónimo 11:15, calma, já vai ter os seus segundos de fama...

    ResponderEliminar
  30. Pessoalmente, gosto de lhes chamar "sininhos" e, raios!, é o elemento da farda que teima em ficar em casa (ou em sitio incógnito)! Antes de entrar nos escuteiros eu era tímida, agora... continuo a ser, mas com "sininhos nas meias", palavra de escuteira! Tenho apenas a acrescentar que, este video: http://www.youtube.com/watch?v=xkkJtEaK8po , este vídeo, sim, faz as delicias de toda a minha identidade escutista!! O meu lema de vida: "ri-te de ti, antes que os outros o façam!" :) Canhotas sorridentes e Abreijos aos demais! :)

    ResponderEliminar
  31. que vergonha
    pq falam mas dos escuteiros?
    nao percebo
    eu tenho orgulho em ser escuteiro e orgulho na farda

    ResponderEliminar
  32. Ainda que eu ache que um dos grandes males das pessoas é falarem do que nao sabem, penso que aqui neste blog se percebe uma das grandes utilidades do escutismo. Pois é, se fosses escuteiro como milhoes de jovens neste mundo podias estar agora a viver momentos inesqueciveis e fazer amizades para a vida, mas nao, ficas em frente a um computador de mal com a vida e a criticar tudo o que te aparece à frente. Porque os infelizes sao assim!
    Já agora, queres saber um dos grandes problemas da humanidade hoje em dia? É que as pessoas sao avaliadas por aquilo que vestem e aquilo que tem, o que sao nao importa nada e isso está aqui bem presente.
    Só para que saibas o maior encontro de jovens em Portugal foi em 2012, mais de 17000 escuteiros, e ainda só mais uma coisa entrámos para o guiness do maior abraço do mundo. Porque há quem se preocupe em lutar pela paz e há ainda quem fique a ver e a criticar.
    Desafio-te a encontrares alguém que tenha pertencido ao movimento e tenha a mesma opiniao que tu. Certamente nao encontrarás. Se eu te achasse um bocadinho mais corajoso até podia incentivar-te a experimentar também, mas o escutismo é para Homens.
    Um conselho: Dedica-te ao voluntariado ou qualquer coisa útil para a sociedade em vez de perderes tempo a destruir o que milhoes em todo o mundo constroem porque é escusado, nao vais conseguir.
    Saudaçoes escutistas,
    Maria Isabel


    http://p3.publico.pt/node/12781

    ResponderEliminar
  33. Fazes-me lembrar as miudinhas parvas que criam grupos "anti-escuteiras" só para terem algo com que se entreter.

    ResponderEliminar