A Toyota Hiace do senhor Zé Manel

Faço as minhas compras sempre sem sair de casa. O senhor Zé Manel passa, todas as terças e quintas-feiras na rua. Buzina e começa a distribuir as encomendas, para além de me mostrar sempre os frescos e a fruta do dia.

Desde que abri este tasco (que antes era giro e agora é só mais ou menos) que o senhor Zé Manel não dá conta do recado. A sua Toyota Hiace não tem capacidade para a quantidade de minis que preciso para abastecer as gargantas secas da nossa clientela.
Após uma conversa franca, fiz-lhe ver que lhe continuo a comprar-lhe pão, salsichas, mostarda e tremoços. Mas minis só numa grande superfície. Deu-me um abraço e disse-me "vai para o c@****o que ta f**@". Somos muito amigos.

Anteontem, feriado, deixei a Sabrina a tomar conta da chafarica de manhã. Tinha que ir abastecer o congelador de minis. Com isto dirijo-me ao Pingo Doce de Serapilheira da Serra. Estava a aldeia toda lá dentro. No lado de fora, para entrar na loja, era o que podem ver na fotografia em baixo.E a Sabrina no tasco com as mesas vazias.


Aquilo não era para mim, parecia a fila para os bilhetes do Leiria. Passei a correr pelos lacticínios e pelas latas de Pedigree Pal (ainda trouxe 4, para qualquer ruptura de stock nos tremoços) e dirigi-me à zona das bebidas alcoólicas. Encontrei lá o Anónimo agarrado ao Vinho do Biqueirão. Ele e os 3 primos emigrados no Turquemenistão, vieram todos de propósito para a promoção dos 50%.

Fiquei 4 horas em pé, à espera de pagar. Levei 2 bananos duma velhota e um pontapé nas canelas dum reguila de 8 anos. Isto porque estava a impedir, com a barriga, a passagem ao corredor 2. Mas eu nem me conseguia mexer!

Mas a verdade é que eu não tinha necessidade disto. Só eu e Nossa Senhora do Caravaggio sabemos o que passei ontem no Perigo Doce de Serapilheira da Serra.
Tudo pelo leitor. O mesmo que diz que isto afinal não vale a pena mas que continua a consumir minis como se não houvesse amanhã.
Todo este sofrimento para aproveitar uma excelente campanha que vai, espero eu, revolucionar o mercado.


"ah, és um granda anormal oh Simão, aquilo é concorrência desleal!"
"epá oh palerma, nâo vês que isso é dumping?"

Pois bem, cambada de acéfalos (tu também Anónimo, chega aqui), não percebo muito da poda (e o acéfalo posso ser eu, e até gosto), mas há quem perceba e diga que:

"Dumping é quando baixas o preço do consumidor a um preço igual ou menor ao preço de custo (produção do mesmo). Fazendo que entres em concorrência desleal com os outros hipermercados.
Neste caso, acho difícil provarem. E a coima máxima…se for provado é de 30.000€. Este custo para a Jerónimo Martins é NADA. Especialmente pela imagem que construiu nos consumidores. Mas sem dúvida que veio abanar a distribuição moderna!  E os consumidores têm o Pingo Doce no coração.

As acções Sonae de 50% e desconto em cartão, têm elevado a imagem perante o consumidor. A noção de poupança/oportunidades estava a ser ganha pela Sonae. Objectivo desta acção: dizer ao consumidor que no Pingo Doce não há mesmo complicações. Não é pagas hoje tudo para no próximo mês descontar o cartão. Não é em apenas um produto ou outro! É em todos! É simples. "

Portanto senhor Zé Manel, se me está a ouvir, com ou sem dumping, feedback ou resizing, continuarei consigo. Desde que me faça 50% de desconto, sem complicações.


Nota da Gerência: agora que todos já falaram do Pingo Doce, já posso eu falar.

10 comentários:

  1. Tão preocupado com o bem estar dos frequentadores do tasco, um dia destes até começamos a pensar que gostas disto.
    foi uma sorte só teres levado 2 bananos e uma canelada, ouvi dizer que houve quem fosse parar ao hospital.

    ResponderEliminar
  2. Hoje, já tinha comentado com a minha "maria" que houve (e há) tanta discussão com os 50% do Perigo Doce e ninguém fala nos 75% do "tio" Belmiro, 50 agora e 25 no mês que vem?
    Burro fui eu que só soube quando já não conseguia (tal era a chusma)entrar no tasco do Perigo Doce cá do sítio!

    ResponderEliminar
  3. O PD ganhou muito dinheiro com isto! A publicidade gratuita que teve sem pagar, 5m em todos os telejornais de todos os canais, primeiras paginas de todos os jornais e afins... Tshirts, posts, tudo a passar pelas pessoas com o nome PD. Ficou-lhes muito barato fazer isto. Foi de genio isto.

    ResponderEliminar
  4. eu também queria falar, mas ninguém quer saber a minha opinião.
    não faz mal, eu fico bem...

    ResponderEliminar
  5. Se algum dia dou com a Sabrina a servir-me Pedigree temos o caldo entornado oh POC!
    E acho muito bem que te esfoles todos pelos consumidores, sem nós o que serias?

    Vai trabalhar homem!
    PS. Dá cumprimentos à velhota que era minha vizinha sim? Mal educado!

    ResponderEliminar
  6. Tive mm para me ir abastecer de Whisky para todas as pós jantaradas cá em casa até para aí 2020!!!

    ResponderEliminar
  7. Essa imagem nao é do pingo doce,
    Isso é a Dança do Creu.
    Foste para lá só para te roçares nas pessoas e usas os leitores como desculpa.

    ai ai ai toma lá um video para aprenderes a dançar como deve ser. Na proxima promoçao pode ser que engravides alguem.

    http://www.youtube.com/watch?v=LHCHohxJn5U&noredirect=1


    2w

    ResponderEliminar
  8. Na verdade dumping não é isto que vocês vêem na televisão. que erro indesculpavel...

    ResponderEliminar
  9. @Cupcakke, tal como vocês, não gosto disto, venho só por causa das minis.

    @lawrence,
    @Zeca, x2.

    @brilhosquenaobrilha, pára tudo! Só continuamos depois de nos dar a sua importantíssima opinião!

    (continuando)

    @Sufocada, sinto aqui alguma crispação. De qualquer forma, tem aqui um guardanapo. Isso que lhe dei não eram tremoços.

    ResponderEliminar
  10. @margas, só não fiz o mesmo porque não bebo álcool. Sendo assim trouxe só absinto.

    @Fehér 29, quer-nos elucidar? Transmiti mal a ideia?

    ResponderEliminar